Voltar > O que torna os processos de aquisição tão desafiadores atualmente?

Grande parte dos profissionais do setor de compras foca os seus esforços nas negociações com fornecedores, com o intuito de encontrar os melhores preços e condições de pagamento mais justas. Basicamente, a sua função na empresa é: reduzir custos na hora de adquirir produtos e aumentar a margem de lucro do negócio.

Esse setor é altamente competitivo e isso tem gerado um aumento exponencial na busca por cursos, capacitações e melhores qualificações por parte desses profissionais. No entanto, vale ressaltar que o segmento oferece diversos desafios que, para garantir preços baixos e bons negócios, deverão ser enfrentados com maestria pelos gestores financeiros e profissionais responsáveis pelas compras da empresa.

No artigo de hoje mostraremos os principais fatores que têm tornado os processos de aquisição tão desafiadores no mercado moderno e como fazer para vencê-los de forma ética e profissional. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

Encontrar equilíbrio entre custo e benefício

Sem dúvidas, um dos maiores desafios que o gestor financeiro se depara em seu cotidiano é a dificuldade para abastecer os estoques da empresa ou adquirir a matéria-prima necessária para produção a um bom custo-benefício, não é verdade?

Encontrar fornecedores que ofereçam produtos de qualidade a preços competitivos é praticamente o sonho de todo gerente de compras, uma vez que os produtos baratos, em geral, correspondem tanto a uma qualidade inferior ou à uma origem duvidosa, não é verdade? Se a empresa deseja se manter competitiva diante do mercado, precisa oferecer os melhores produtos aos seus clientes.

Por outro lado, fazer aquisições de alto valor foge do propósito de reduzir custos e aumentar a margem de lucro. Para encontrar esse equilíbrio é aconselhável buscar pelos fornecedores com credibilidade no mercado e investir em suas habilidades de argumentação, fazendo propostas de negócio justas e atrativas para ambas as partes.

Empregar as melhores estratégias no ato da negociação

Todo e qualquer profissional que lida com compras e vendas precisa saber trabalhar as suas estratégias de negociação com eficiência, pois isso é basicamente um pré-requisito para ser um bom profissional e sobreviver em um mercado tão competitivo como o atual.

Muitas vezes, o profissional responsável pelos processos de aquisição acaba se deparando com o produto perfeito para o empreendimento, mas o preço está além do orçamento que ele tem à sua disposição, ou então, os prazos de entrega da mercadoria não correspondem com a logística da empresa.

Infelizmente, muitos gestores financeiros têm sérias dificuldades na hora de argumentar e contra-argumentar quando se colocam diante de empecilhos como os que foram citados acima, o que acaba comprometendo a operação como um todo e interferindo nas demandas.

É nesse ponto que entram as estratégias de negociação com os fornecedores, com o intuito de alcançar alternativas que melhor beneficiem ambas as partes envolvidas na transação. Afinal, os fornecedores dependem das vendas da mesma forma que o profissional depende da compra.

Implementar conceitos de sustentabilidade na empresa

Como dissemos em tópicos anteriores, o principal objetivo do profissional responsável pelas compras na empresa é economizar em tudo que for possível, visando aumentar a rentabilidade do negócio nos mínimos detalhes.

Para isso, é necessário que os processos internos estejam alinhados às expectativas dos gestores financeiros. Infelizmente, a realidade é um tanto diferente na maior parte dos casos. Nesse contexto, podemos afirmar que um dos desafios dos processos de aquisição é a implementação de uma cultura de economia de recursos dentro da empresa.

Toda a equipe de colaboradores precisa não apenas estar ciente dos impactos do consumo desenfreado, mas também agregar os valores da organização para si, procurando economizar os materiais e recursos que utilizam em sua rotina de trabalho.

Cabe aos responsáveis pelo departamento de compras promover essa cultura de conscientização no uso de recursos do negócio, mostrando a todos a importância em reduzir custos com simples práticas de otimização de consumo e, é claro, evitando o desperdício.

Conferir as compras de mercadorias ou matéria-prima

Principalmente em companhias de grande porte, o ato de conferir todos os produtos que chegam a cada compra se torna uma tarefa extremamente delicada, por conta do grande volume e as altas demandas.

Em geral, os compradores têm a responsabilidade pelos materiais até que eles sejam entregues aos seus devidos departamentos dentro da empresa. Por isso, é imprescindível que tudo seja avaliado de forma minuciosa.

É preciso se certificar de que a mercadoria foi entregue dentro de todas as condições que foram pré-acordadas, se a quantidade está certa e se a marca entregue é a mesma que foi solicitada.

Para isso, hoje em dia existem inúmeros softwares e sistemas de automação e gerenciamento de estoque, capazes de tornar essa parte dos processos de aquisição muito mais práticas, seguras e assertivas.

Desenvolver relações internas e externas estáveis

Para finalizarmos o artigo de hoje, é importante ressaltar um dos maiores desafios que os gestores financeiros e responsáveis pelos processos de aquisição enfrentam em suas rotinas operacionais: o desenvolvimento de relações estáveis tanto dentro como fora do empreendimento.

Isso significa, basicamente, que o comprador deve manter um relacionamento de qualidade com a equipe interna e, é claro, com os seus fornecedores. Ou seja, o profissional de compras é submetido não apenas a uma cobrança em reduzir gastos e aumentar a lucratividade do negócio por meio de sua capacidade de argumentação e estratégias de negociação, mas também a uma forte pressão interna e externa.

Suas ideias podem ser contestadas por colaboradores e administradores de outros departamentos e as suas estratégias de negociação podem ser rebatidas por fornecedores, colocando a sua gestão à prova.

Quanto mais competitivo o mercado se torna, mais habilidades e experiência o comprador precisa ter para garantir resultados satisfatórios em sua empresa, reduzir custos e aumentar a margem de lucro a cada transação realizada. De fato, essa tarefa não é para qualquer profissional.

Portanto, é preciso estar sempre por dentro do mercado, ficar de olho nas ações dos seus concorrentes, fazer cursos na área e manter os conhecimentos constantemente atualizados.

Agora que você já conhece os principais desafios dos processos de aquisição, compartilhe este conteúdo com os seus amigos e familiares nas redes sociais!

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