Voltar > O que pode ser terceirizado em um setor financeiro?

Terceirizar nada mais é que do transferir tarefas quando não é mais vantajoso sua equipe interna produzir, seja pelo aumento da demanda, seja porque a execução não é mais vantajosa no que diz respeito ao custo-benefício. Embora a terceirização de serviços tenha surgido inicialmente em setores de apoio — como limpeza e alimentação —, a prática também já tem sido adotada pelas organizações em outras áreas mais estratégicas de gestão.

Operações contábeis e financeiras, além da consolidação de dados desses setores, podem ser terceirizadas para favorecer a gestão dos departamentos e os próprios resultados da empresa como um todo, e ainda de reduzir a estrutura operacional, diminuir os custos e economizar os recursos da administração. Ao delegar as atividades do setor financeiro para um terceiro, ou seja, um prestador de serviço, o empresário pode investir seu tempo em atividades mais proveitosas, fazendo o que realmente sabe sobre o seu negócio.

O relatório da PricewaterhouseCoopers — 6ª edição do benchmarking da área financeira —, gerado a partir de mais de 400 projetos realizados pela consultoria em empresas de vários setores nos mais diversos países, mostra que para ir além do ganho de eficiência no departamento de finanças é preciso terceirizar processos e atividades, além de usar serviços compartilhados para o setor. O relatório mostra ainda que as empresas que apresentam os melhores padrões de excelência na gestão financeira têm um custo 40% menor com o departamento.

A terceirização de setor financeiro é uma tendência para empresas dos mais variados ramos que buscam a excelência na prestação desses serviços. Para entender melhor o que pode ser terceirizado nessa área da sua empresa, acompanhe o nosso post.

Consolidação de dados

Para realizar o levantamento das contas a pagar e do faturamento de uma empresa, é importante ter acesso a todos os dados da organização e consolidá-los, antes de começar a geri-los. É importante ter acesso ao backoffice — gestão interna das operações de uma empresa — e ao Enterprise Resource Planning (ERP) de uma agência de viagem, por exemplo, para verificar todos os dados lançados. Ou seja, avaliar em um primeiro momento tudo o que a agência tem para receber e pagar para, depois, planejar as ações de cobrança e pagamento.

Faturamentos aéreos e terrestres

Toda e qualquer empresa que gera faturamentos pode terceirizar esses serviços financeiros para diminuir os custos ou mesmo delegar a grande demanda de operações. No caso de uma agência de viagem, por exemplo, que contém muitos processos de faturamento, principalmente referentes às viagens corporativas que envolvem trechos aéreos e terrestres, a terceirização de setor financeiro vai torná-los mais organizados e eficazes.

Controle de reembolso

Outro serviço do setor financeiro que pode ser terceirizado é o controle de reembolso. As agências de viagem precisam solicitar o reembolso de bilhetes aéreos emitidos, mas cancelados, por exemplo, em casos de viagens corporativas em que o executivo adoeceu ou não precisou mais viajar. Nesses casos, é preciso pedir o reembolso à companhia aérea, mesmo que seja com o valor menor ou com o pagamento de taxas.

A terceirização de setor financeiro contribui para reaver o que é de direito da agência dentro do prazo.

Contas a pagar

Outro serviço que pode ser terceirizado é o controle de contas a pagar que uma empresa precisa realizar, como a folha de pagamento, os tributos e os fornecedores. A terceirização desse serviço de pagamentos ajudará na organização do que a empresa vai precisar desembolsar para honrar os compromissos em cada semana ou mês, evitando problemas no fluxo de caixa. A terceirização de setor financeiro pode favorecer o controle das contas a pagar e ainda manter o equilíbrio com o faturamento da empresa.

Recuperação de comissão

A recuperação de comissão também é um serviço que pode ser terceirizado pelas agências de turismo. Isso porque esse procedimento é recorrente nesse tipo de empresa. Ao vender uma viagem corporativa, a agência tem que receber a comissão referente ao hotel que foi indicado para o cliente se hospedar. Dessa forma, a terceirização de setor financeiro pode agilizar a recuperação das comissões para as agências de turismo, já que ela precisam ser cobradas dos hotéis com certa frequência — e, em alguns casos, de forma incisiva. A terceirização desse serviço viabiliza maior controle sobre a recuperação de comissões.

Lançamento de nota fiscal eletrônica

As empresas têm obrigação de emitir notas fiscais ao vender produtos e serviços e o fluxo desse serviço costuma ser muito intenso, principalmente empresas do setor de turismo, que ao receber notas fiscais de pessoas jurídicas, por exemplo, precisam lançá-las como tomadores de serviços hoteleiros e de passagens aéreas ou terrestres. E mais importante que otimizar os processos com a nota fiscal eletrônica, é armazenar e controlar os arquivos de forma digital.

Relatórios customizáveis

Para manter a empresa e seus gestores sempre bem informados em relação aos processos e à saúde financeira da empresa, seja ela uma agência de viagem, seja um hotel, seja uma locadora de serviços, seja um plano médico, é preciso ter relatórios customizáveis de acordo com a realidade e a demanda de serviços de cada uma. Esses relatórios podem ser diários, semanais e até mensais, contendo o planejamento e o balanço de todas as operações do setor financeiro da empresa.

Diante do cenário de instabilidade econômica do Brasil, a terceirização da área financeira tem sido muito bem recebida por organizações dos mais variados setores que querem economizar, mas sem deixar de prezar pelo profissionalismo, pela especialização, pela segurança e pela seriedade das suas finanças. Nessa realidade de turbulência econômica do país, fica ainda mais caro contratar e manter profissionais de contabilidade e administração qualificados. Portanto, é importante cortar custos e rever gastos sempre que possível.

Vale lembrar ainda que o setor financeiro merece atenção e análise constantes, além da geração de dados e informações relevantes para ajudar na tomada de decisões rápidas e bem fundamentadas.

Se você precisa terceirizar a área financeira da sua empresa, porque está expandindo o seu negócio ou porque precisa reduzir custos, baixe o nosso e-book Gestão de Viagens Corporativas e entenda como é possível ter o acompanhamento especializado dos recebimentos, pagamentos e faturamentos da sua empresa, o que vai ajudar no crescimento do seu negócio de maneira profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.