Voltar > Locação de carros para viagens corporativas: descubra os benefícios para a sua empresa

Em um país com dimensões tão grandes como o Brasil, os inconvenientes de viagens corporativas podem ser driblados quando elas são realizadas por meio de um veículo alugado.

Além disso, o fato de o colaborador poder contar com um carro à sua disposição, em um local a que ele não poderia ir com o automóvel da empresa, o permite percorrer trajetos maiores e ter total autonomia para cumprir com os seus compromissos.

Felizmente, hoje em dia, existem locadoras de veículos que proporcionam desde modelos econômicos a carros blindados. Certamente, a escolha fica a critério das necessidades da viagem.

Por isso, neste artigo, mostraremos os principais benefícios da locação de carros para viagens corporativas e todos os aspectos relevantes sobre o assunto. Continue a leitura do conteúdo para conferir!

Como funciona a locação de carros para viagens corporativas?

Existem diversos planos empresariais destinados a atender às necessidades das empresas contratantes. Por exemplo, se a viagem exigir um deslocamento de muitos quilômetros, um plano de quilometragem livre pode ser a melhor opção.

Embora o aluguel por diárias possa ser um pouco mais oneroso, ainda assim, vale a pena se comparado ao valor que a companhia pagaria com táxi ou outros serviços de locomoção.

O importante é realizar um planejamento minucioso e verificar as opções disponíveis para evitar desperdício de recursos da organização. Vale ressaltar, ainda, que o seguro total, apesar de ser apenas uma opção, deve ser contratado. No entanto, não são todas as locadoras que o oferecem.

Quais cuidados devem ser tomados no processo?

  • o carro alugado deve ser entregue com o tanque cheio. Caso contrário, o combustível será reposto com um valor muito mais alto do que o do mercado;

  • ter todos os documentos pessoais e da empresa contratante em mãos;

  • não atrasar a data da devolução do veículo, pois a muita por hora de atraso, em geral, equivale a um terço de uma diária.

Lembrando, também, que a maioria das locadoras tem uma rígida política de alugar automóveis apenas para maiores de 21 anos, sendo habilitados há pelo menos dois anos, visto que, com essa idade, o condutor já é responsável civilmente e pode responder legalmente, caso se envolva em um acidente.

Como forma de garantir que a melhor e mais econômica decisão seja tomada para o empreendimento, é necessário que o gestor responsável pelas viagens corporativas tenha uma estratégia organizacional para comparar preços e opcionais com antecedência, evitando simplesmente delegar esse tipo de decisão para o colaborador viajante em cima da hora.

Quais são os benefícios da locação de carros para viagens corporativas?

Apesar de o aluguel por diária parecer fora da realidade para muitas empresas, vale mencionar que se a viagem corporativa contar como muitos deslocamentos ou necessitar de deslocamentos muito longos, alugar um automóvel é, de fato, a melhor opção. Veja os motivos:

Maior controle dos gastos

Sem dúvidas, é mais fácil controlar as despesas, já que o gasto total de cada corrida de táxi ou Uber pode sair totalmente do orçamento planejado, principalmente se ocorrer algum imprevisto no caminho.

Economia

Viagens demasiadamente longas têm mais chances de aumentar os custos. Para casos como esse, é possível fechar planos especiais com a locadora, obtendo ótimos descontos e reduzindo exponencialmente os custos previstos no orçamento. Ou seja, o valor final se torna muito mais baixo do que o planejado (se considerarmos os serviços alternativos de locomoção).

Possibilidade de montar pacotes

Ao alugar um carro para uma viagem corporativa, sempre há a possibilidade de montar pacotes que incluam transporte e serviços de hospedagem. Além de serem mais cômodos, esses tipos de pacote são ótimos aliados do orçamento da empresa, já que a junção dos serviços tende a ter um preço final significativamente menor.

A melhor parte é que é possível realizar simulações e chegar aos valores antes mesmo de fechar negócio com as locadoras.

Versatilidade e autonomia

É comum que, em viagens corporativas, ocorram muitas tarefas em um único dia, o que acaba exigindo diversas paradas em destinos diferentes. Nesse contexto, ao realizar uma locação diária, o colaborador conta com a versatilidade para tomar decisões que melhor se adéquem às suas necessidades, como compromissos de última hora.

Além disso, é importante mencionar que, em muitas regiões, ainda não existem aplicativos de locomoção disponíveis, como o Uber, e os serviços de táxi são escassos e onerosos. Por isso, é válido afirmar que o carro alugado permanece à disponibilidade do funcionário em tempo integral, podendo ser utilizado a qualquer momento.

Variação de modelos

Se a viagem corporativa é destinada apenas a enviar um funcionário para resolver um problema, realizar uma compra ou contatar um fornecedor, por exemplo, é claro que os modelos de veículos mais baratos são a melhor alternativa para economizar recursos da empresa e evitar desperdícios, não é verdade?

No entanto, uma das vantagens da locação de carros para viagens corporativas é o fato de que as locadoras disponibilizam variados modelos de automóveis, oferecendo um carro para cada situação específica.

Pense no caso de uma reunião entre os presidentes e executivos de duas grandes corporações que trabalham em sociedade. Sem dúvidas, poder contar com carros de luxo ou blindados não seria um mero capricho das empresas envolvidas, concorda? É claro que as prioridades devem ser aliadas ao orçamento disponível.

Agenda

Para finalizarmos o artigo de hoje, vale mencionar um dos grandes benefícios da locação de carros para viagens corporativas: a possibilidade de cronometrar e adequar os compromissos da empresa, evitando qualquer chance de atraso ou falta.

Basicamente, alugar um automóvel em uma viagem de negócios reduz exponencialmente as chances prejudicar, por exemplo, uma reunião importante por conta de imprevistos externos. Ou seja, ter um carro à disposição da empresa em tempo integral torna o deslocamento muito mais prático.

Como você pôde conferir neste artigo, a locação de carros para viagens corporativas só tem a acrescentar à rotina empresarial — lembrando, ainda, que é preciso fazer um planejamento com antecedência para que essa opção seja viável e econômica para a companhia.

Agora que você já conhece os principais benefícios da locação de carros para viagens corporativas, aproveite para nos seguir no Facebook e acompanhar todas as nossas postagens!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.