Voltar > Conheça as ferramentas que empresas usam para controlar os gastos com transporte corporativo terrestre

O transporte corporativo terrestre pode ser um peso no orçamento das empresas que precisam deslocar seus executivos em viagens. Quando as locomoções são internacionais, soma-se a esse custo os valores de câmbio, tarifas alfandegárias (se houver) e o preço das passagens aéreas para o exterior, geralmente mais elevados.

Mas os gastos não param por aí. Em trânsito, as despesas com o transporte se materializam nos custos com táxis, aluguel de veículos e na utilização do transporte público. Estes representam custos variáveis que, se não forem controlados, tornam as viagens corporativas fonte de prejuízos, quando deveria ser o oposto.

Felizmente, a tecnologia é uma das aliadas para empresas que buscam ferramentas para otimizar seus custos. Acompanhe o artigo até o final e conheça algumas delas.

WiiMove

Empresas que percebem altos custos com táxis têm no aplicativo WiiMove uma alternativa que oferece a possibilidade de transporte intermodal. Esse é o primeiro app corporativo de mobilidade integrada, no qual é possível encontrar as melhores opções, considerando todos os meios de transporte corporativo terrestre, inclusive bicicleta ou mesmo a pé.

Com o WiiMove, os custos com deslocamentos são reduzidos, já que o aplicativo considera todas as alternativas de transporte disponíveis no local, oferecendo a opção mais em conta. As opções incluem transporte público, carona (recurso integrado ao site Caronetas), vans e o que mais for necessário para tornar a viagem rápida e barata.

Para empresas, ele disponibiliza funções de controle e gerenciamento, como troca de mensagens entre funcionários, posicionamento dinâmico do transporte público, controle de bikes corporativas e monitoramento de veículos fretados.

Com as funcionalidades de previsão de tarifas de táxi e reembolso de despesas e combustível, a redução de custos é sensível. Melhor ainda, sem prejuízo no tempo de chegada, já que o app calcula o tempo dos percursos, mesmo em modais distintos. Assim, o tempo é otimizado, bem como o posterior faturamento.

O aplicativo pode ser instalado a partir de qualquer localidade, mas seu funcionamento é mais completo para quem mora na cidade de São Paulo, já que se integra ao BikeSampa e CicloSampa.

Moov — Transporte Urbano

No caso do Moov, a ideia é facilitar o acesso, localização e programação de viagens em linhas de ônibus executivos. Por intermédio do mapa, o usuário pode localizar onde estão os ônibus mais próximos, escolher a linha e efetuar o pagamento pelo celular.

É verdade que o uso do app é individual, mas empresas podem criar contas para os colaboradores em trânsito, e fazer os acessos apenas utilizando número de CPF e outros dados pessoais.

Uma das vantagens do Moov — Transporte Urbano é que ele dispensa o uso de dinheiro para fazer os pagamentos. Em grandes metrópoles, isso representa um risco a menos em caso de sinistros, já que o transporte corporativo torna-se mais discreto.

Não menos importante, é garantido o conforto de quem viaja, pois o aplicativo é focado em ônibus executivos.

Connect AirPort Transfer

Já o Connect AirPort Transfer é um aplicativo projetado para atender exatamente à demanda das empresas por transporte executivo. O foco do app é oferecer a executivos a melhor opção de translado para aeroportos. A empresa conta com a expertise em transfer, com atuação em mais de 300 aeroportos, distribuídos em mais de mil cidades.

Seu funcionamento é bastante simples e direto. Nele, o usuário faz a escolha do aeroporto de destino. Em seguida,opta pelo meio de transporte, que pode ser sedan executivo, ônibus, vans e micro-ônibus. Em seguida, preenche dados para a execução do translado, inclusive e-mail, que poderá ser o próprio endereço corporativo.

O pagamento é feito pelo app, que disponibiliza uma janela para inserir dados do cartão de crédito.

Executivo

Desenvolvido pela Safe Conecta, especialista em aplicativos voltado para transporte corporativo, o Executivo é um app que permite o registro e controle de ordens de serviço. 

Pelo app, é possível monitorar as viagens realizadas, controlando os horários de partida dos veículos, quantos passageiros estão nos carros e quem são.

As ordens de serviço são relacionadas em interface simples, em que os dados visualizados são aqueles que mais interessam para quem lida com os custos de transporte corporativo. De acordo com a empresa, é possível reduzir os custos operacionais com transporte em percentuais acima de 30%.

Galex Executive Transportation

Neste aplicativo, voltado para uso em viagens internacionais, o funcionamento é similar ao de apps para chamar táxis comuns, como Uber e Lyft. A diferença, no entanto, é que o  Galex Executive Transportation é voltado para o público executivo.

Pela sua interface, é possível saber valores das viagens, bem como o acompanhamento da localização do motorista em tempo real, por intermédio do mapa sincronizado com GPS. Também é possível gerenciar formas de pagamento, veículos de preferência e reservas futuras. Desta forma, empresas podem se antecipar, prevendo gastos com transporte executivo.

Concorde Worldwide

A GW1, empresa que desenvolve o Concorde Worldwide, tem vasta experiência em aplicativos voltados para transporte executivo. Pelo app, é possível solicitar transfer a partir de aeroportos, fazer reservas online, com posterior monitoramento de veículos por GPS e até tempo real para rastreamento de voos.

Um diferencial do app é que ele dá acesso a veículos executivos e de luxo, inclusive limusines. O aplicativo é especialmente indicado para empresas que realizam deslocamentos de executivos para países estrangeiros.

Tratando-se de viagens corporativas, as somas gastas com os deslocamentos dentro das cidades de destino podem representar um custo móvel que pode aumentar de forma considerável.

Diferentemente do que se gasta com passagens aéreas e hospedagem, os valores que um executivo em viagem dispende no pagamento de translado e viagens para locais de reuniões e encontros podem subir de forma inesperada.

Portanto, ao estipular métricas de gestão financeira, é muito importante ter o controle minucioso de custos variáveis que podem impactar o orçamento. As viagens de negócios devem ser geradoras de novas oportunidades, sendo assim, todo custo percebido com transporte corporativo terrestre precisa ser acompanhado de perto.

Se você gostou do artigo, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais? Mostre a seus amigos, sócios e parceiros que a tecnologia é a melhor aliada para redução de custos em transporte corporativo terrestre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.