Voltar > Como transformar dados em informações consistentes para os decisores de sua empresa?

Qual é a importância da análise de dados para tomadas de decisões? As informações de uma empresa são bens preciosos que devem ser organizados e mantidos em sigilo. Elas propiciam a avaliação de resultados, uso de recursos de maneira eficiente e criação de estratégias para obter maior lucratividade.

Como fazer uma análise de maneira precisa? Como tomar decisões mais corretas com base nas informações da companhia? É sobre esses assuntos que trataremos neste artigo. Acompanhe!

Afinal, qual é a importância da análise de dados para tomadas de decisões?

Fazer a gestão das informações de uma companhia permite que o diretor possa deixá-la mais competitiva. Ao avaliar os dados é possível verificar as deficiências da empresa, os seus pontos fortes e definir os investimentos que precisam ser feitos para melhorar a performance. Conheça os principais benefícios da análise de dados para tomadas de decisões:

Identificação do mercado e seus concorrentes

Nenhuma corporação atua de maneira isolada no mercado. Sempre há concorrentes de alto potencial, interessados em conquistar mais espaço. Por isso, ao fazer a análise de dados sobre a empresa e toda a conjuntura em que está inserida, o gestor tem maior capacidade de identificar os potenciais concorrentes e acompanhar as estratégias utilizadas por eles.

Como consequência, essas informações permitirão que a organização se posicione de maneira mais eficiente no mercado. Por exemplo: será possível identificar qual estratégia utilizar para manter um melhor relacionamento com fornecedores e obter preços mais competitivos. Além disso, o diretor será capaz de trabalhar em conjunto com a equipe para definir ações que melhorem a imagem da instituição e fortaleçam sua marca.

Maior conhecimento sobre o potencial cliente

As empresas existem porque elas têm consumidores para seus produtos ou serviços. Portanto, conhecer o potencial cliente é essencial para definir técnicas que possibilitem aumentar a cartela de interessados e a fidelização deles.

Sendo assim, a análise de dados da companhia permite identificar o perfil dos clientes, seus gostos, suas expectativas em relação aos produtos oferecidos e suas reclamações sobre eles. Dessa maneira, a organização conseguirá desenvolver estratégias de marketing relevantes para atrair potenciais consumidores e oferecer preços mais competitivos.

Somado a isso, será possível promover melhorias no produto ou serviço oferecido para diminuir as reclamações e atender as expectativas dos clientes.

Decisões mais ágeis e corretas

O gestor consegue identificar os pontos positivos e as deficiências da companhia ao fazer uma análise completa dos dados. De posse dessas informações, ele será capaz de promover mudanças para corrigir as falhas e favorecer as qualidades da empresa.

Ao identificar desperdício de materiais, por exemplo, o diretor é capaz de implantar políticas de reaproveitamento dos itens ou a melhor utilização dos recursos. Isso possibilita reduzir as despesas e aumentar a margem de lucro do negócio.

Ademais, ao conhecer todos os fatores que influenciam o negócio o gestor estará mais preparado para os momentos em que é necessário tomar uma decisão rápida. Por exemplo: será que é válido aproveitar uma oferta especial de um fornecedor ou a empresa corre o risco dos produtos envelhecerem no estoque?

Ao conhecer os preços médios dos itens e o número de vendas mensais é possível tomar uma decisão correta em casos como esses.

Vantagem competitiva

Já diz o ditado “informação é poder”. Portanto, saber avaliar os dados corretamente é uma ferramenta eficaz para aumentar a competitividade da companhia. Ao identificar as tendências de consumo dos clientes, por exemplo, é possível criar produtos diferenciados para eles e sair na frente dos concorrentes.

Como transformar dados em informações consistentes para a companhia?

Agora que você já sabe a importância da análise de dados para tomadas de decisões, é importante compreender como fazer a organização das informações e entender quais aspectos avaliar. Confira:

Avaliando as tendências do mercado

Cada vez mais torna-se importante que o gestor seja capaz de tomar decisões ágeis. Logo, é fundamental conhecer os seus principais concorrentes e acompanhar as estratégias que eles utilizam. Com isso, é possível criar diferenciais para a companhia para que ela se fortaleça perante a concorrência.

Também é essencial conhecer as tendências do mercado em que a empresa está inserida. Por exemplo: o diretor financeiro de uma companhia que exporta produtos deve acompanhar as oscilações na taxa de câmbio, além das mudanças políticas e econômicas que podem afetar as vendas. Afinal, esses aspectos podem aumentar a lucratividade da corporação ou prejudicá-la.

Sendo assim, é necessário avaliar os dados já existentes dos concorrentes, da empresa e do mercado para conhecer as tendências e tomar as melhores decisões para a companhia. Para complementar, esses dados contribuem para aprender com as falhas e evitar que os erros se repitam.

Definindo as informações mais relevantes

Uma companhia que registra todos os processos tem inúmeras informações que podem ser úteis em determinado momento. Por exemplo: os dados das interações do call center, as trocas de e-mail e os atendimentos do suporte ao cliente podem ser importantes para identificar os problemas dos consumidores ou a satisfação deles em relação à companhia.

Já as informações referentes ao pagamento de salários, custo de determinada matéria-prima e margem de lucro podem contribuir para identificar quais procedimentos precisam ser adotados para aumentar a lucratividade do negócio.

Sendo assim, para cada análise que será feita o gestor precisa identificar quais são as informações relevantes naquele momento. Depois, é necessário fazer o cruzamento dos dados a fim de identificar os padrões.

Usando tecnologias avançadas

O gestor precisa utilizar ferramentas tecnológicas avançadas para conhecer os dados concretos do negócio. Elas permitem o registro automático das informações e a comparação delas com praticidade.

Consequentemente, o diretor consegue manter a segurança das informações e um controle rígido sobre os dados. Em médio e longo prazo isso possibilita a redução de custos e a transformação de dados em informações relevantes e consistentes para a tomada de decisões.

É imprescindível que o diretor financeiro tenha o cuidado de armazenar as informações corretamente. Afinal, elas permitem a análise de dados para tomadas de decisões estratégicas para a companhia.

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