Voltar > Como a terceirização de serviços pode favorecer a indústria de hotelaria?

Você precisa reduzir os custos da empresa? A terceirização de serviços para a indústria hoteleira é uma boa solução para esse tipo de problema.

A terceirização oferece mais flexibilidade para as companhias, pois elas não precisam se preocupar com o processo de admissão de funcionários e pagamento dos encargos sobre a folha.

Quer entender melhor sobre as vantagens desse modelo de contratação? Acompanhe o post e esclareça suas dúvidas.

Como é a terceirização de serviços no Brasil?

A terceirização de serviços entrou em pauta no Brasil em função da nova lei aprovada pelo Congresso Nacional. O projeto tem o intuito de flexibilizar a contratação de funcionários terceirizados. Ele permite a contratação de profissionais para a realização de qualquer função na empresa, inclusive a atividade-fim. 

Por exemplo: uma instituição de ensino poderá contratar professores de maneira terceirizada. Um hospital poderá ter enfermeiros e médicos terceirizados. Antes desse projeto, apenas as atividades-meio — como serviços de segurança e limpeza — podiam ser realizadas dessa forma.

A proposta também altera o prazo máximo para a contratação de funcionários temporários. O período, que era de três meses, passou a ser semestral. Existe ainda a possibilidade de prorrogar o prazo por mais 90 dias, mediante acordo coletivo.

Outra situação prevista é que a empresa contratante precisará fazer o recolhimento da contribuição previdenciária patronal, estipulada em 11% sobre o salário dos terceirizados. Esse valor poderá ser descontado do montante pago à companhia terceirizada.

Além disso, a empresa que contrata serviços externos deverá garantir questões como: salubridade, higiene e segurança dos trabalhadores.

Já os demais encargos trabalhistas oriundos da contratação de profissionais são de responsabilidade da empresa que fornece os serviços terceirizados. Sendo assim, a contratante não precisa se preocupar com o pagamento de férias, 13º salário, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), encargos oriundos da demissão de funcionários, entre outros.

Como funciona a terceirização de serviços para a indústria hoteleira?

A terceirização de serviços pode ser realizada em muitos ramos de negócio. Quando executada de forma correta, ela pode aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados e reduzir os custos fixos e variáveis de uma empresa.

Na indústria automobilística, por exemplo, as montadoras (como Volkswagen, Fiat etc) compram as peças terceirizadas e possuem um funcionário interno para instalar esses itens durante a montagem do veículo. O processo funciona bem e traz resultados positivos para essas companhias.

Uma pesquisa acadêmica avaliou os resultados da terceirização da mão de obra em um setor de hospedagem que utilizou os serviços de governança, manutenção, recepção e organização de eventos — perceba que o hotel não se limitou a contratar profissionais terceirizados apenas para as atividades-meio.

Esse estudo avaliou os custos do negócio, a satisfação de empregados, proprietários e clientes e a qualidade dos serviços oferecidos. Ele identificou que a iniciativa gerou uma redução média de 4,64% em relação à mão de obra. Também houve diminuição de R$ 0,09 por hóspede em relação aos custos de materiais de limpeza e amenidades.

Somado a isso, a satisfação dos hóspedes teve um índice de 96%, considerado ótimo pela rede de hotéis. Na época, o proprietário do empreendimento considerou vantajosa a terceirização de serviços, pois ela tornava seu negócio mais competitivo.

Por que a terceirização de serviços pode ser uma ferramenta de negócio?

A terceirização de serviços para a indústria hoteleira oferece mais flexibilidade para as empresas, pois elas contratam outra organização para realizar um serviço ou projeto para seu negócio.

Com a nova Lei da Terceirização, essa contratação pode ser realizada desde a área de limpeza até os serviços de tecnologia da informação. Quando uma empresa terceiriza os serviços ela também tem outros benefícios. Veja:

Escalabilidade

A empresa pode aumentar ou reduzir o número de profissionais conforme sua necessidade. Imagine o seguinte: um hotel localizado na praia possui mais turistas durante a temporada de verão.

Então, pode solicitar mais profissionais para a empresa terceirizada durante esse período. Dessa maneira, não precisará investir dinheiro, equipe e tempo nos processos seletivos e no treinamento dos profissionais.

Agilidade

A contratação de mão de obra qualificada é muito mais rápida, pois a organização terceirizada já possui os profissionais específicos para a atividade.

Economia

Quando uma empresa tem grande volume de processos e clientes, fica muito mais fácil pagar uma terceirizada para realizar as atividades de contas a pagar e a receber.

Afinal, não precisa manter uma equipe interna para essas tarefas. Consequentemente, isso reduz os custos oriundos da contratação e manutenção de funcionários.

Imparcialidade

O hotel ganha mais imparcialidade para cobrar resultados da empresa contratada. Por exemplo: se o gestor precisa cobrar um fornecedor, ele provavelmente tentará negociar prazos de pagamento ou entrega de produtos.

Já a empresa terceirizada precisa se responsabilizar com a entrega de qualidade dos serviços contratados e cumprir as normas do contrato.

Garantia de prestação de serviço

A organização terceirizada assina um termo que é denominado SLA (Service Level Agreement). Esse documento determina a quantidade de processos contratados, prazos, valores e demais informações que foram acordadas entre o hotel e a terceirizada. E todas os termos estabelecidos precisam ser cumpridos, sem exceção.

Foco na estratégia do negócio

Ao contratar uma organização terceirizada para desempenhar atividades de recursos humanos, limpeza e contabilidade, por exemplo, o gestor tem mais tempo para se dedicar às estratégias do seu negócio. Afinal, ele tem uma equipe especializada para se preocupar com as questões burocráticas enquanto ele pode planejar o futuro da empresa.

Qual o diferencial competitivo da terceirização de serviços?

Os benefícios mencionados funcionam para qualquer setor. Nesse sentido, um grande diferencial da terceirização de serviços para a indústria hoteleira é em relação às contas a pagar e a receber.

As grandes redes de hotéis recebem milhares de pessoas diariamente. Por este motivo, muitas vezes o controle da cobrança dos hóspedes pode ser feito de forma equivocada.

Ao terceirizar uma central de faturamento, as redes de hotéis ganham mais escala. Além disso, o gestor terá a mais garantias de que as cobranças serão feitas corretamente.

Para tanto, a empresa terceirizada tem acesso ao sistema de cobrança de hotéis para gerir as informações. Isso contribui para a automatização do serviço e livra o gestor de se preocupar com tantos valores.

A rede hoteleira também pode terceirizar o serviço de limpeza, segurança, alimentação e eventos. Como consequência, a empresa ganha a possibilidade de escalar o seu negócio de maneira mais ágil.

Tudo isso mostra que a terceirização de serviços para a indústria hoteleira é uma oportunidade para reduzir custos e oferecer um atendimento diferenciado aos clientes. Este post foi útil para você? Baixe o nosso e-book sobre gestão de viagens corporativas e saiba como ter diferenciais para o seu negócio!

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