Voltar > Afinal, a terceirização diminui a qualidade de entrega de serviços?

Qualidade é uma métrica que reflete diretamente na imagem da empresa no mercado e, por isso, é preciso acompanhá-la de forma constante. Porém, executar bem todos os processos demanda tempo, recursos e pessoas. Devido à quantidade de tarefas que surgem durante a rotina de trabalho, nem sempre é possível manter esse índice satisfatório. A equipe e os gestores podem ficar sobrecarregados, correndo o risco de prejudicar, justamente, a qualidade. É nesse momento que a terceirização de serviços se faz necessária.

Contratar um serviço terceirizado contribui para otimizar recursos, organizar fluxos, facilitar a gestão e eliminar os gargalos nos processos da empresa. Se agendar viagens demanda muito tempo do RH, por exemplo, é uma boa ideia contratar uma organização especializada nesse segmento. E isso vale para outros setores como limpeza, contabilidade e logística.

Veja abaixo as vantagens em adotar a terceirização como estratégia para manter a qualidade nos serviços do seu negócio:

Redução de custos

Reduzir custos é importante para uma empresa, pois, para crescer no mercado é preciso uma reserva econômica e fazer investimentos mais acertados. Ao terceirizar determinados processos, uma organização pode poupar recursos que estavam sendo direcionados a outros setores.

Por exemplo, ao contratar um serviço externo de contabilidade, não é necessário ter uma equipe interna de financeiro, já que as folhas de pagamento dos colaboradores, impostos e outras atividades específicas do setor serão realizadas pela empresa terceirizada. Assim, a organização consegue economizar tanto nos custos com equipe, quanto no tempo, podendo focar na qualidade dos serviços ofertados aos seus clientes.

Agilidade nos processos

Pense em uma empresa cujos colaboradores precisam viajar muito. Agora, imagina se cada um tivesse que agendar hotel, comprar passagem e alugar carro por conta própria. Não existiria um padrão de escolhas e a atividade ocuparia um tempo significativo na agenda do profissional. Esse processo seria desorganizado e confuso, certo? Por isso, é melhor concentrar todas as demandas de viagens em uma empresa especializada.

Faz parte da essência de uma prestadora de serviços buscar soluções para dar eficiência e agilidade aos processos internos de uma organização. Então, por que não aproveitar? Ao terceirizar atividades, é possível:

  • reduzir a carga de trabalho da equipe;

  • fazer uma divisão de tarefas mais adequada;

  • ter disponibilidade de tempo para pensar em ações mais estratégicas.

Com isso, o gerenciamento do tempo se torna mais eficiente, os processos mais ágeis e os esforços concentrados em tomadas de decisões mais acertadas para a empresa.

Especialização das atividades

Outro benefício da terceirização de serviços é poder contar com um time de profissionais especializados para realizar as tarefas que a sua empresa não tem expertise. Uma prestadora de serviços tem know-how, experiência e conhecimentos técnicos que proporcionam mais eficiência e qualidade no trabalho que precisa ser desenvolvido.

Além de melhorar os processos, é possível adquirir novos conhecimentos sobre o serviço que está sendo terceirizado. Uma prestadora deve atuar como parceira da empresa e buscar sempre agregar mais valor às práticas desenvolvidas internamente. Trabalhando em conjunto, a chance de alcançar resultados melhores é maior.

Segurança nos trabalhos desenvolvidos

Ao assinar um contrato com uma empresa terceirizada, a parte contratante tem garantia de que os serviços serão entregues. Essa documentação é imprescindível para trazer tranquilidade para quem solicitou os serviços e ajudar a monitorar as tarefas que serão executadas. A prestadora deve entregar tudo o que foi acordado e, de preferência, oferecer soluções que podem complementar o negócio.

Contudo, antes de optar pela terceirização, faça um estudo no mercado sobre a empresa e avalie a sua reputação. Opte sempre por aquelas que já atuam há algum tempo com os serviços que sua empresa precisa e que sejam referência no mercado. Mais que qualidade,  é interessante buscar organizações que agreguem valores estratégicos ao seu negócio com o objetivo de estabelecer uma parceria benéfica para os dois lados.

Como contratante, é bom tomar alguns cuidados para garantir que o serviço de qualidade seja entregue pela prestadora. Faça um levantamento mensal para verificar se:

  • as demandas planejadas estão sendo cumpridas;

  • o trabalho desenvolvido está de acordo com a cultura da empresa;

  • a comunicação entre a empresa e a terceirizada estão fluindo sem ruídos;

  • o prazo e a qualidade do trabalho estão de acordo com o que foi estabelecido no contrato.

Seguindo esses itens, fica mais fácil acompanhar e manter a qualidade dos processos.

Expansão do negócio

Com a otimização dos processos, o gestor de uma corporação que investe em terceirização tem mais foco para planejar e executar ações voltadas para expandir os negócios. Outra vantagem é que as prestadoras de serviços conseguem apoiar e sustentar a ampliação das operações das empresas sem que elas precisem investir em infraestrutura e tecnologia. Com essa economia, a organização pode empregar seus recursos em áreas diretamente relacionadas à escalabilidade do negócio.

Principais serviços terceirizados

Alguns setores, como recepção, limpeza e portaria são mais comuns de serem terceirizados. Entretanto, a estratégia de terceirização não se limita a essas áreas. Serviços de contabilidade, viagens corporativas, recursos humanos e frotas também podem ser realizados por uma terceirizada, tornando os processos mais simples e profissionais.

Para realizar as tarefas nas áreas de contabilidade, por exemplo, a empresa terceirizada assume os sistemas de gestão (ERP). Dessa forma, atividades como reembolso de passagens aéreas corporativas e lançamento de notas fiscais ficam sob responsabilidade da prestadora, que também pode enviar relatórios customizáveis mostrando os resultados dos serviços prestados aos clientes.

O processo de implementação da terceirização dura, em média, 45 dias e pode ser realizado em qualquer empresa, independentemente do tamanho ou setor de atuação. Porém, antes de começar de fato o trabalho, é preciso fazer:

  • uma etapa de diagnóstico na empresa;

  • o planejamento dos serviços que serão executados;

  • assinar o contrato entre as empresas envolvidas.

Após todos os benefícios citados, a resposta para a pergunta que intitula este artigo é não. A terceirização é um recurso inteligente, que amplia a qualidade das atividades e funciona em uma via de mão-dupla. A empresa contratante deve fazer a sua parte e lembrar que a qualidade é um índice construído diariamente. A prestadora de serviços precisa entregar as demandas solicitadas. Alinhar os processos e expectativas é fundamental para ver bons resultados.

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